Como Funciona a Aposentadoria Proporcional?

Depois de longos anos de trabalho e contribuição ao INSS, nada mais justo do que se aposentar.

Existem vários tipos: por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, especial, mas neste post abordaremos especificamente a aposentadoria proporcional.

Uma informação importantíssima referente a este benefício: Trabalhador, se você tiver a idade mínima exigida e não ter o tempo mínimo de contribuição ou vice versa, não adianta brigar porque não se aposenta proporcionalmente. Esta informação está mais detalhada logo abaixo.

Aposentadoria Proporcional do INSS

Como Funciona?

Não é tão simples quanto deveria ser, mas, para ter direito a este benefício o trabalhador terá que aliar dois requisitos básicos: tempo de contribuição + idade mínima.

Vejamos cada caso:

  • Homens: Ter contribuído no mínimo 30 anos e ter a idade mínima de 53 anos + um adicional de 40% sobre o tempo que faltava para completar 30 anos de contribuição, em 16 de dezembro de 1998.
  • Mulheres: Ter idade de 48 anos e 25 anos de contribuição ao INSS + um adicional de 40% sobre o tempo que faltava para completar os 25 anos de contribuição em 16 de dezembro de 1998.

Se não bastasse tudo isso, em ambos os casos ainda é aplicado o fator previdenciário que tende a diminuir o valor do benefício.

Trabalhadores que passaram a contribuir depois de dezembro de 1998, infelizmente não tem direito.

Cálculo da Aposentadoria Proporcional

Estando o trabalhador dentro dos requisitos citados acima, o cálculo da aposentadoria proporcional será de 70% + 5% por ano de contribuição a mais do que o tempo mínimo exigido pela Previdência.

Leitores, as informações básicas sobre aposentadoria proporcional são estas, agora como cada caso é um caso, o melhor é procurar um dos postos do INSS – Previdência Social – para esclarecer outras dúvidas. Lembrando que é necessário realizar previamente um agendamento por telefone no 135 ou via internet.

Leia também:

 photo curtir-facebook-TTD.png
Comentários
  1. rita de cassia junqueira dias

    entrei no estado em 15 DEZEMBRO DE 1988, GOSTARIA DE SABER SE POSSO TIRAR APOSENTADORIA PROPORCIONAL, FIQUEI DE LICENCA 9 MESES.

  2. neto

    tenho 32 anos e meio de contribuição desde 1972, e tenho 60 anos, gostaria de saber se eu aposentar proporcional, já fiz a media da 2.086,51 se fosse 35 anos se aposentar vai ser so 30% desse valor, e quando completar 35 anos de contribuição posso desaposentar e modificar para integral

    • Mikaela

      Desaposentar? Neto seria interessante você procurar um posto do INSS para maiores esclarecimentos.

  3. andressa

    Bom minha mãe tem de tempo de contribuição 31 anos e 53 anos de idade ela se aposentou do serviço do estado,porém ainda presta serviço para a prefeitura como professora e no mesmo tem 12 anos de serviço.A dúvida é a seguinte,ela tem direito a aposentadoria proporcional a esses 12 anos já prestado?
    Aguardo a resposta.

  4. roberto da rocha

    tenho 26 anos trabalhados e 51 anos de idade, 13 anos que trabalhei tinha insalubridade e agora mais 13 como vigilante, sera que tenho alguma chance de se aposentar, como apasentadoria especial ou proporcional.
    aguardo resposta.Obrigado.

  5. antonio cardoso

    gostaria de saber se vigilante tem direito de aposentadoria proporcional ,tenho 25 anos de vigilante e 5 de ajudante em quimica espero resposta hoje estou com 55anos

  6. Clarice Inez Ragonha da Silva

    Olá gostaria de uma informação, tenho 53 anos e trabalhei de 76 á 87 10 anos e 8 meses e agora estou trabalhando desde 97 até agora mais 14 anos e 7 meses gostaria de saber se posso me aposentar proporcionalmente, e se depois de aposentar proporcional, se posso continuar contribuindo com INSS até completar os 30 anos de contribuição. Aguardo resposta, desde já, obrigado.

  7. marli

    tenho 49 anos trabalhei 4 anos com carteira assinada depois fui para zona rural mais 20 anos agora trabalho como clt a 6 anos concursada e continuo contribuindo com icms da zona rural pois moro no mesmo. como posso me aposentar.desde já obrigada.

  8. Leila Maria Gentil

    Bom Dia, tenho 53 anos de idade e 28 anos de contribuição, já posso pedir aposentadoria proporcional ?
    Qual o percentual aplicado sobre o salário de contribuição.

    Obridaga.

  9. olá gostaria de saber como faço para incorporar meus dois anos de serviço comprovado na carteira profissional no exercicio de professora do Estado do Rio Grande do Norte. hoje leciono no Estado do Ceará, mas já gostaria de incorporar. Só é válido o documento da carteira profissional?
    fico grata com a informação. gostaria de saber quais são os documentos e onde eu encaminho.

  10. jandira

    Tenho, 53 anos e 22 anos de carteira assinada. Goataria de saber quantos anos tenho que trabalhar para poder me aposentar. espero resposta.

  11. ideraldo arraial do cabo

    Olá trabalhei desde 1987 até 2007 em uma fabrica como eletricista sei que até 1998 valia o calculo do 0.4 sobre a contribuição inss para contagem de anos para aposentar então agora desde 2007 até 2012 trabalho em plataforma de petroleo offshore , esse tipo de trabalho , tambem como eletricista, me da o direito de multiplicar o meu tempo offshore por 0.4 ? Isso tem que tá no PPP pra valer junto ao inss? Hoje tenho 47 anos e mais de 25 como eletricista, de acordo com meus dados guando posso me aposentar proporcional? Ou devo esperar até guando? Fico no aguardo Obrigado?

  12. higo gama curto

    bom dia

    Gostaria de saber com quantos anos minha mãe tem que ter para se aposentar?
    Ela tem 29 anos como servente no estado. gostaria de saber com quantos anos ela se aposenta.
    ela tem 52 anos de idade.
    muito obrigado
    higo

  13. maria teresa santos

    por favor tenho duvida! com 58 anos de idade
    sendo funcionaria publica posso me aposentar com proporcional? tenho 19 anos de contribuição , sou lei CLF , EFETIVA,CARGO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
    fico no aguardo a suas respostas.

    grato.

  14. Mauro

    Me aposentei em abril de 2011, com 34 anos e 5 meses de contribuição. Como não esperei até Setembro meu salario ficou muito reduzido.
    Como continuo trabalhando e contribuindo ao INSS,
    gostaria de saber se da para pedir uma revisão do valor que recebo, pois ja completei os 35 anos e teria direito a um valor maior.

    Obrigado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO