INSS – Aposentadoria por idade: Informações, benefício

Todos os trabalhadores têm direito ao benefício da aposentadoria – INSS. Você sabe quantos tipos existem?

São 4: por idade, por tempo de contribuição, especial e por invalidez.

Vamos direcionar este post á aposentadoria por idade. Os trabalhadores urbanos do sexo masculino poderão se aposentar a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade.

Já os trabalhadores rurais podem solicitar a aposentadoria por idade a partir dos 60 anos, no caso dos homens e a partir dos 55 anos, as mulheres.

Benefício INSS

Para os trabalhadores urbanos, inscritos na Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 deverá comprovar e apresentar 180 contribuições mensais para ter direito ao benefício.

Já os trabalhadores rurais têm que comprovar 180 meses de atividade rural.

Se você é um dos trabalhadores -  urbanos ou rurais – que se enquadra na lista dos contribuintes filiados até 24 de julho de 1991, deverá verificar sua situação na tabela progressiva de carência abaixo para verificar a quantidade de contribuições exigidas.

Sendo que para os rurais, os mesmos deverão estar exercendo a atividade rural na data de entrada do requerimento ou na data em que implementou todas as condições exigidas para o benefício, ou seja, idade mínima e carência.

Fonte: Site da Previdência.

Caro trabalhador fique atento! Para ter direito aos benefícios da Previdência Social, você precisa estar em dia com sua contribuição do INSS, caso contrário, pode perder a qualidade de segurado.

Para maiores informações acesse o site da Previdencia Social ou ligue para 135.

Leia também:

 photo curtir-facebook-TTD.png
Comentários
  1. Carlos R. Carrasco Palma

    A minha esposa faleceo na santa casa de misericordia vitima de cancer de mama avanzado no dia 20 de Outubro de 2013 . A minha pergunta e ,eu como esposo tengo direito a alguna asistencia por parte do INSS? Residente no Brasil desde 1978.
    Agradeço a vossa disposiçao e resposta a minha solicitaçao.. Att, Carlos

    • Mikaela

      Olá Carlos neste caso procure uma unidade do INSS mais próxima.

  2. maria nakamashi

    tenho 59 anos,sou viuva a 10 anos,sempre trabalhei como diarista não tenho registro na carteira,agr estou parada a 1 ano por ter dificuldades nas mãos,não estou conseguindo trabalhar por causa que tenho muitas dores nas mão,esse caso o que devo ser pra consegui algum beneficio,até eu melhorar?

    • Mikaela

      Olá Maria Nakamashi procure um posto do INSS mais próximo para maiores informações.
      Obrigada
      Equipe tira-tédio!

  3. mirian

    sou pensionista militar posso me aposentar por idade j´trabalhei por 22 anos

  4. luiz carlos

    por favor, moro na ilha do governador, rio de janeiro. há muito tempo que nao recolho inss, pois estou trabalhando para mim mesmo.
    por favor, me orientem a respeito. aonde tenho que ir, o que devo levar de documentação, etc…………

    desde já,, muito obrigado.

  5. Lyignha

    Tenho 41 anos d eidade,tenho 6 anos de carteira ssinada,agora faz 1 ano que estou trablhando em uma empresa,gostaria de saber quanto tempo irei me aposentar,com que idade?

    • Mikaela

      Olá Lygia o mínimo de contribuição deve ser de 10 anos ou ter idade mínima (mulher) de 60 anos.

  6. joão gabriel pinheiro

    Bom dia!

    Senhores (as) advogados

    tenho 58 anos, 27anos de contribuiçao de inss estou continui trabalhando com carteira assinada,tenho 14 anos de tempos da agricultura rural.tenho documentos que consta esse tempo rural.dei entrada na aposentadoria mas o inss negou o benificio,não entendo juntando o tempo da roça e inss esta dando 41 anos, messmo assim o inss não considerou esse tempo.o pior de tudo que os meus documentos ficaram no inss, isso é normal!preciso de uma orientaçao como devo fazer.

  7. geralda maria almeida milanez

    minha contribuiçao e acima do valor do salario minimo maior que o dobro do minimo, 7anos vinculo funcionario publico e 3 anos RGPS funcionaria publica, ja tenho 62 anos sera que posso me aposentar por idade, pois meu salario de contribuiçao e mais de duas vezes o valor do salario minimo; obrigada

  8. geralda maria almeida milanez

    tenho 62 anos, 7 anos contribuiçao servico publico como professora, 3 de INSS como professora do estado sistema RGPS perfazendo total de quase 11 anos de contribuiçao gostaria de saber se tenho direito de me aposentar por idade,, como devo proceder. obrigada fico no aguardo de uma resposta;

  9. CIPRIANO MARTINS

    Gostaria de saber, se a minha sogra que ficou viuva há 11 anos e seus filhos que era menor de idade na época, tem direito na aposentadoria do mesmo, na época ele recebia uma pensão por mês.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO