Receita de Conserva de Pimenta

Para quem gosta sabores ardidos nas refeições, vai gostar deste post que trata de uma receita pratica de conserva de pimenta caseira.

Você necessitará de pouco tempo e ingredientes, mas um pouco de paciência e cuidado no preparo. Escolher um vidro bem rosqueado é o primeiro passo ok. Vamos apimentar um pouco o dia dos nossos leitores, então pegue papel e caneta.

Receita de Conserva de Pimenta

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Pimentas Variadas – de cheiro, malagueta, dedo de moça, cambuci;
  • Liquido: Vinagre de álcool, cachaça ou Óleo de soja ou azeite de oliva;
  • Temperos: Louro, alecrim, alho, uma pitada de sal e outra de açúcar.

Como Fazer

  1. Lave bem cada pimenta, corte os talinhos e deixe secar bem.
  2. Num vidro lavado, esterilizado e bem seco coloque-as de forma aleatória. Você também pode intercalar com os temperos.
  3. Faça uma calda fria com o liquido escolhido utilizando sal e açúcar e jogue no vidro das pimentas até cobrí-las totalmente.
  4. Tampe, deixe curtir.

Dicas e Truques

Existem alguns segredinhos para que a sua conserva fique bem saborosa e picante. O tempo que as pimentas devem curtir varia conforme o liquido escolhido. Confira abaixo:

  • Vinagre: 7 dias;
  • Cachaça: 20dias (para não prevalecer o sabor e odor do álcool);
  • Óleo (de soja ou azeite): 30 dias.

Pimenta é boa, mas o cheiro que fica nas mãos não é nada agradável então, para evitar esse transtorno, manuseie com luvas. Assim você evita o odor nas mãos e pequenos acidentes como colocar os dedos na boca ou passar nos olhos sem querer.

Quer uma conserva diferenciada e mais saborosa e com um aroma especial? Experimente utilizar ervas e especiarias como: sementes de mostarda, manjericão, tomilho, pimenta do reino, gengibre, alho e/ou cardamomo.

As conservas têm um prazo de validade bem extenso e varia conforme o liquido utilizado: 1 ano e meio com vinagre ou cachaça e 2 anos com óleo.

É muito importante saber acondicioná-la adequadamente para manter seu aroma e sabor picante prolongado. Experimente depois, deixe seu comentário.

Leia também:

 photo curtir-facebook-TTD.png
Comentários
  1. adalberto.

    gostaria de saber se posso colocar as folhinhas do manjeriçao frescas. ou seja colhidas na hora e adcionada . grato

  2. rodrigo

    Quanto de sal e quanto de açucar para cada meio litro de vinagre?
    E como fazer?
    ex.:ferver tudo e deixar esfriar ou nao precisa ferver é so colocar o sal,o açucar e colocar no vidro onde estejam as pimentas ?
    desde ja agradeço.
    OBRIGADO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO